segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Prefácios-Quando duas mãos amigas despem a poetisa e revelam a mulher

Aqui deixo os prefácios escritos por dois amigos tão especiais para mim...e que aceitaram o desafio de colocar a mulher e a poetisa nos seus dedos para darem um toque intimista às primeiras páginas do livro Afectos Obsessivos

Prefácio escrito pela mão de Pedro Correia:

A escrita tem o dom de nos fazer transportar para outros mundos. Por vezes utópicos e irreais, outras vezes concretos. Mas é à poesia que cabe o papel de percorrer as nossas veias e reverberar na nossa mente durante muito tempo. Conheci a Daniela há uns anos, através de um portal de... poesia, pois claro. Logo me chamou a atenção a sua es- crita cativante e lancinante. Queria conhecer a autora de tão belos poemas. Queria conhecer o rosto por detrás de palavras pintadas a cor de poesia. Quando a Daniela me convidou para ser o autor do prefá- cio do seu segundo livro (a sua estreia foi com Cortar as palavras num só golpe, que recomendo vivamente), apoderou-se de mim uma satisfação imensa, mas, ao mesmo tempo, alguma apreensão. Satisfação, porque não é todos os dias que somos convidados a es- crever o prefácio de um livro, muito menos se esse convite parte de uma amiga. Apreensão, porque não sabia se teria capacidade suficiente para figurar numa obra poética de tamanha beleza. Aceitei por ser um grande desafio, mas, principalmente, por poder fazer parte de uma obra da escritora e amiga Danie- la Pereira. Mas o que terá de tão cativante a sua poesia? Ela não se amarra aos ditames ditos legais de um poema. Não. Ela sim- plesmente torna selvagem a sua caneta e solta o infinito génio que tem dentro de si. Quando tive o privilégio de conhecer a autora dos be- líssimos versos que vai poder ler mais à frente, percebi porque escrevia ela desta maneira. A Daniela é uma pessoa de uma grande dimensão, de uma grande sensibilidade perante tudo o que a rodeia. E só assim é possível transmitir por palavras aquilo que sente. Mas a melhor forma de entender a grandeza literário-po- ética da Daniela Pereira, é sugar cada palavra de cada verso deste livro. Quando terminar de ler vai ver que descobriu uma parte do seu mundo. Mas para continuar com essa descoberta, terá que reler novamente os poemas. O nosso cérebro agrade ce.

Pedro Correia

Prefácio escrito pela mão de António Vieira:

A escrita de Daniela Pereira agarra o leitor, prendendo-o ao misto de doçura e azedume que conjuga na sua obra, conseguin- do mesmo combinar pólos opostos num mesmo pedaço da sua arte. À imagem depressiva de uns, sucede a fúria tempestuosa de outros. Exteriorização perfeita de um vulcão mágico de emoções que a autora contém ab imo corde e que se libera na escrita. E é magia aquilo que lhe escapa dos dedos e mente, colo- rindo o papel com esses lápis de cores variadas, que muitas vezes se anulariam à luz do mundo normal, mas não do mundo de Daniela, um universo rico onde a magia não provém da rima fá- cil, mas sim precisamente do desregramento e originalidade da fórmula; quase se poderia dizer que por vezes estamos perante uma Florbela Espanca caótica, dadas algumas temáticas por si abordadas, mas a semelhança ficar-se-á somente por aí. O imaginário é assim exposto no papel, literalmente, ta- manha a quantidade de imagens pulsantes e incomuns que pu- lulam aos nossos olhos quando percorremos a obra de Daniela, conferindo propriedades esotéricas a objectos do nosso quoti diano, dando-lhes uma beleza quase alienígena, estranha aos olhos de muitos e por vezes incompreendida; mais uma prova cabal da autenticidade da autora.

António Vieira
Textos editados no livro Afectos Obsessivos Direitos Reservados

2 comentários:

jose ilidio torres disse...

Querida Daniela, quero renovar sucesso para este teu livro, mais um pleno da mulher grande que és.
Em breve terei o meu segundo por aí também.Gostei muito dos textos que aqui li e do formato do blog. Parabéns.Um beijo do José Torres

blueiela disse...

:)José


Que bom encontrar-te aqui...
Muito obrigado pela simpatia e pela amizade das tuas palavras.
Também tenho que te dar os parabéns,porque pelos vistos aí vem mais um sonho nascido nos teus dedos;)Fico feliz e desejo-te imensa sorte na sua partilha com o mundo.


beijinhos

daniela